14/12/2015

Filosofia: Efeito Borboleta


Oiee!
Gente, eu não estou seguindo a nossa agenda, principalmente porque o meu photoshop está dando problema e eu não tenho certeza se vou continuar com a agenda.
Mas bem, ontem eu fiz uma neon party de niver e ganhei duas agendas de 2016. Uma eu vou usar pra escola, marcar trabalhos e saidinhas e a outra, eu vou usar para o blog. Quando eu tiver alguma ideia, eu vou definir uma data e marcar, para não esquecer.

Vamos pro assunto do post. Eu estava assistindo youtube, alguns videos de jogos de terror, especialmente o Until Dawn. Ele tem como base o efeito borboleta, que eu adoro. Não, não é o filme. É a Teoria do efeito borboleta mesmo.
Eu pesquisei bastante e coloquei tudo em um post. Clica aí, anda!


O efeito borboleta é a ideia de que um simples bater de asas de uma borboleta hoje, pode causar um furacão devastador EM SEMANAS. Ou seja, uma simples decisão pode influenciar grandemente no futuro.

Eu acredito nisso? Com certeza!

Bem, vamos supor que você é uma pessoa que senta no fundão, tem um menino que senta na frente. Um menino que senta do seu lado começa a puxar o sutiã da menina a sua frente, a professora pede pra esse menino trocar de lugar com o menino que senta lá na frente. Nesse dia vocês tem que conversar e se tornam amigos. Dois anos depois você e o menino da frente continuam sendo amigos. Se o menino não tivesse puxado o sutiã da garota, vocês nunca seriam amigos.
-Bam! Efeito Borboleta!-

Tem um outro jogo com um outro exemplo. O jogo é Life is Strange.
O exemplo que Life is Strange da:
Você é Max, uma garota apaixonada por fotografia, que em um certo dia, na aula de artes sonha com um furacão. Nesse dia você ganha poderes de reverter o tempo, o que ajuda a salvar a vida de uma garota de cabelos azuis. Nesse momento, tudo nas ondas do tempo muda, e causa um furacão, no fim da semana.



Eu, para ajudar no post, li a respeito do filme, mas não vi, por ter um certo medo.
O que todo mundo fala é que o filme não representa tããão bem a teoria do efeito borboleta.
Mas, pra resumir o filme: Tem um garoto que volta pro passado e acaba causando efeitos ruins no tempo, assim como a Max.

Mas bem, voltando para o assunto da teoria efeito borboleta, ela é basicamente um outro nome para a Teoria do Caos, que é a mesma teoria, segundo os sites que entrei:

A idéia central da teoria do caos é que uma pequenina mudança no início de um evento qualquer pode trazer conseqüências enormes e absolutamente desconhecidas no futuro. Por isso, tais eventos seriam praticamente imprevisíveis - Mundo Estranho

Sim, eu sei, é meio assustador, mas é real.

Bem, povo, foi isso! Bjux, e até mais!

Um comentário: